SINOPSE:

Uma viagem pela história de todas as copas do mundo

O livro Todas as Copas do Mundo convida você para uma viagem espetacular pela história de todos os mundiais. A trajetória começa em 1930 no Uruguai com o sonho de Jules Rimet em realizar uma competição internacional de futebol, reunindo em um só país as melhores seleções do mundo. A viagem continua pelos mundiais de 1934 e 1938, onde o esporte confundiu – se com a política do fascismo e do nazismo. Na década dourada de 50 o livro retrata o “Maracanazzo” brasileiro de 1950, o título da brava Alemanha Ocidental em terras suíças na Copa de 1954 derrotando os fortes húngaros e o primeiro título mundial brasileiro na Suécia em 1958, onde o mundo conheceu Pelé.

Nos anos 60 a obra mostra o bi canarinho na Copa do Chile em 1962 com a dupla Garrincha e Amarildo, além do título inglês na “marra” dentro de casa em 1966. Enquanto o Brasil vivia um período difícil com a ditadura militar na década de 70, o mundo presenciava no México a melhor seleção formada em todos os tempos, com o tri brasileiro em 1970. Em 1974 a Alemanha Ocidental de Beckenbauer fez a Holanda de Cruyff e sua “Laranja Mecânica” sucumbirem. Na última Copa da década, a verdadeira história do primeiro título mundial da Argentina em 1978.

A viagem continua na década de 80 com a seleção de Telê Santana que encantou o mundo em 1982 na Espanha, porém ficou na metade do caminho graças a Itália de Paolo Rossi. Além da Copa do México em 1986 onde a Argentina mostrou ao planeta seu Pelé, Diego Maradona. Nos anos 90 a forte Alemanha Ocidental de Matthaus conquista o tri. O Brasil de Romário em terras americanas enfim chega ao Tetra em 1994. Em 1998 o Brasil de Ronaldo “Fenômeno” chora e a França de Zidane sorri. Em 2002 a “Família Scolari” dá as cartas na primeira Copa do Mundo disputada em dois países, na Coréia do Sul e Japão, conquistando o penta. Em 2006 na Alemanha, foi a vez da Azzurra levar o tetra.

Além da história de todas as Copas do Mundo, você ainda terá a tabela completa de todos os jogos dos mundiais, desde o primeiro no Uruguai em 1930, até o último na Alemanha em 2006, com todos os jogos, resultados e artilheiros. Tudo isso e muito mais nesta emocionante viagem pela história da maior competição de futebol do planeta: a Copa do Mundo.